sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Uma constante avaliação

Bom, para quem tem o costume de ler este singelo blog, já percebeu que estou sem emprego há alguns meses. E, por uma dádiva, tenho feito entrevistas nesses últimos dias.

Não que eu seja uma rata de entrevista (rs), mas não é algo que me deixa em desconforto. Pelo contrário, às vezes, por pensar estar à vontade, começo a falar um pouco além da conta, mas só percebo isso quando o entrevistando diz "prazer em conhecê-la, até mais".

Mas, este post não é especificamente para falar das entrevistas, mas sim de como nós passamos a vida inteira sendo avaliados. Durante anos, na pré-escola, ensino fundamental, médio, faculdade (eu paro por aqui, por enquanto), estágios, empregos, amigos, namorados, família, passamos por diversas formas de avaliação. 

Quando eu jogava vôlei, bastavam três pontos perdidos para ir para o banco levar uma bela dura do meu treinador. No trabalho, não é admitido sequer um equívoco que sua atenção já é chamada. Escola, seja o grau que for, suas notas devem atingir um mínimo para você ser considerado ao menos na média (não que ser mediano é satisfatório). Uma constante avaliação.

O importante é confinar no seu taco. É dar o seu melhor em todos os seus atos, e não somente quando pensar estar sob a vigia de alguém. Estamos a todo momento sendo vigiados e avaliados. Não seria possível construirmos um papel, uma máscara que conseguíssemos sustentá-la vinte e quatro horas por dia. Sejamos autênticos. 

Hoje vou de Michael Bublé. Adoro a voz dele e o jeito como canta. Como um velho novo.


3 comentários:

  1. Além de avaliados, somos controlados o tempo todo diria Foucault...rs

    saudades, mana. Boa sorte na procura de emprego!

    ResponderExcluir
  2. Caríssima stag amiga!!!
    Sei que ficar sem trabalhar é um porre...mas olhe pelo lado positivo te sobrou mais tempo para fazer coisas interessantes como ficar mais sábia!!!
    Impressionante como os 2 últimos posts poderiam fazer parte de um livro de auto ajuda..hahahahah!
    Brincadeiras a parte, sabe que me orgulho muito de vc...de ter coragem pra fazer o que precisava, de ter coragem pra estudar e batalhar pelas suas coisas e por estar cada dia mais aprendendo consigo mesma a ser uma pessoa maravilhosa...
    Bom, é isso então! Se precisar, sabe o meu ramal, né...hahahahahah!
    Muitas, muitas saudades!!! Beijinhos...

    ResponderExcluir
  3. Quando penso nisso, dá vontade de fazer nada rs

    ResponderExcluir